Topo

Theresa May felicita Boris Johnson e promete "total apoio"

23/07/2019 09h10

Londres, 23 jul (EFE).- A primeira-ministra interina do Reino Unido, Theresa May, felicitou esta terça-feira seu correligionário Boris Johnson, eleito seu sucessor no comando do Partido Conservador e do governo britânico, e lhe prometeu seu "total apoio".

Em mensagem divulgadas nas redes sociais, a ainda premier pediu que seu sucessor trabalhe para executar um Brexit que "funcione para todo o Reino Unido" e para manter o líder trabalhista, Jeremy Corbyn, "fora do governo".

Johnson, que partia como favorito para suceder Theresa May, concorria contra o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, em um processo eleitoral que tinha começado no último mês de junho após o anúncio da renúncia da premier devido à crise do Brexit.

Nas últimas semanas, os 160.000 filiados conservadores votaram nestas eleições internas, depois que os deputados do partido realizaram várias rodadas de votação para ir eliminando os candidatos - um total de 10 - até que restassem dois.

Segundo os dados apresentados nesta terça-feira pela legenda, Johnson recebeu 92.153 votos, frente aos 46.656 de Hunt, enquanto a participação se situou em 87,4%.

May havia anunciado em maio deste ano sua intenção de deixar o governo, depois de não ter sido capaz de executar um Brexit pactuado com a União Europeia (UE) pela recusa do parlamento a ratificar seu acordo.

Do lado da oposição, o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, também felicitou Johnson e lhe encorajou a deixar de lado as diferenças para "trabalhar juntos".

Por outro lado, Corbyn recriminou o novo líder conservador por ter recebido o apoio de menos de 100.000 filiados conservadores "não representativos" e por não ter "o apoio do país".

Além disso, o líder trabalhista pediu a convocação de eleições gerais para que seja a totalidade do país que escolha o novo primeiro-ministro. EFE