Topo

Rússia inicia exercícios navais de grande envergadura no mar Báltico

01/08/2019 11h06

Moscou, 1 ago (EFE).- A Marinha da Rússia iniciou nesta quinta-feira exercícios navais de grande envergadura no mar Báltico, que se prolongarão até o próximo dia 9, segundo informou o Ministério da Defesa russo.

Nos exercícios, chamados Escudo Oceânico 2019, participam 49 navios e lanchas de guerra, 20 embarcações de apoio, 58 aeronaves e um total de 10.634 militares.

"A intenção é verificar a disposição das forças da Marinha para a defesa dos interesses nacionais da Federação da Rússia e exercitar as capacidades de comando da frota", afirma o comunicado da pasta de Defesa.

O núcleo do agrupamento envolvido nos exercícios é formado por navios que participaram do desfile naval realizado no domingo passado em São Petersburgo por ocasião do Dia da Marinha.

Nessa celebração, o presidente russo, Vladimir Putin, ressaltou que a Marinha de Guerra da Rússia "garante a segurança do país, seus interesses nacionais e é capaz de responder solidamente a qualquer agressor".

O chefe do Kremlin destacou ainda que a Rússia seguirá construindo "uma frota de capacidades únicas, uma frota própria de uma potência soberana e forte". EFE