Topo

OTAN responsabiliza exclusivamente a Rússia por fracasso do tratado INF

02/08/2019 08h13

Bruxelas, 2 ago (EFE).- A OTAN responsabilizou nesta sexta-feira a Rússia pelo fracasso do tratado de eliminação de mísseis de curto e médio alcance (INF) assinado por União Soviética URSS e Estados Unidos em 1987 e apoiou Washington na sua decisão de se retirar do mesmo.

"A Rússia é a única responsável pelo fim do tratado", afirmou a Aliança em uma declaração, acrescentando que Moscou continuou "violando" as disposições do mesmo apesar das advertências dos aliados e que, como resultado, agora se torna efetiva a decisão dos EUA, de se retirar do INF, "plenamente apoiada pelos aliados da OTAN".

Os países da organização lamentaram que a Rússia "não tenha mostrado vontade" e nem tenha adotado medidas "para retornar ao cumprimento de suas obrigações internacionais", apesar do compromisso dos Estados Unidos e dos aliados, incluída a oportunidade dada a Moscou nos últimos meses.

"Não é sustentável uma situação na qual os Estados Unidos cumprem plenamente o tratado e a Rússia não", expressou a declaração.

A OTAN advertiu, além disso, que responderá "de maneira mesurada e responsável" aos muitos "riscos" que representa para a segurança o míssil de cruzeiro russo Novator 9M729 (SSC-8, segundo a classificação da OTAN).

"Acordamos um pacote de medidas equilibradas, coordenadas e defensivas para assegurar que a postura de dissuasão e defesa da OTAN siga sendo crível e efetiva", acrescentou.

A OTAN lembrou o compromisso dos aliados em manter o controle das armas internacionais, o desarmamento e a não-proliferação, e afirmou que seguirão defendendo, apoiando e fortalecendo esses objetivos.

No entanto, a organização afirmou que segue "aspirando uma relação construtiva com a Rússia, quando as ações da Rússia fizerem isso ser possível". EFE