Topo

Indonésia emite alerta de tsunami após terremoto de 6,8 de magnitude

Placa indica rota de fuga na Indonésia em caso de tsunami - Jorge Silva/Reuters
Placa indica rota de fuga na Indonésia em caso de tsunami Imagem: Jorge Silva/Reuters

Em Jacarta

02/08/2019 09h59

Um terremoto de 6,8 graus de magnitude sacudiu o mar no sul do estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, as mais povoadas do arquipélago da Indonésia, e fizeram as autoridades indonésias advertirem para a possibilidade da formação de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro do terremoto 90 quilômetros ao sudoeste da província de Banten, em Java, e a 42 quilômetros de profundidade.

Terremoto de magnitude 6,8 foi no sul do estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, e levou a um alerta de tsunami - Reprodução/USGS - Reprodução/USGS
Terremoto de magnitude 6,8 foi no sul do estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia, e levou a um alerta de tsunami
Imagem: Reprodução/USGS

Por sua parte, o serviço sismológico indonésio BMKG calibrou a magnitude do terremoto em 7,4 graus, enquanto as autoridades ainda não informaram sobre vítimas mortais ou danos materiais consideráveis.

Além disso, o BMKG advertiu que um possível tsunami poderia produzir ondas de até três metros de altura em várias áreas das ilhas de Java, Sumatra e Panaitan, razão pela qual pediu à população dessas regiões que se desloquem para zonas elevadas.

Pessoas aguardam do lado de fora de um prédio após ordem de retirada devido ao forte terremoto que atingiu a Indonésia - Indaryani/AFP - Indaryani/AFP
Pessoas aguardam do lado de fora de um prédio após ordem de retirada devido ao forte terremoto que atingiu a Indonésia
Imagem: Indaryani/AFP

A Indonésia está sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica com 127 vulcões ativos na qual a cada ano são registrados cerca de 7.000 terremotos, a maioria de intensidade moderada.

Em setembro do ano passado, um terremoto de 7,5 graus sacudiu a ilha de Célebes e originou um tsunami que deixou mais de 2.000 mortos e 200.000 deslocados nas cidades de Palu e Donggala.