Topo

Mais de 1,6 milhão de muçulmanos já estão na Arábia Saudita para peregrinação

04/08/2019 13h06

Riad, 4 ago (EFE).- Mais de 1,6 milhão de muçulmanos de todo o mundo já chegaram à Arábia Saudita para realizar a peregrinação anual à Meca, rito obrigatório para os seguidores do islã, que começará na próxima sexta-feira.

Em uma entrevista coletiva, o governador da província saudita de Meca, Khaled al Faisal, afirmou neste domingo que cerca de 350.000 pessoas estão mobilizadas para atender às necessidades dos peregrinos em diferentes partes do país.

"O reino faz o esforço máximo para acomodar os peregrinos para que realizem seus ritos com segurança", destacou Al Faisal.

"Abrimos nossos corações a todos os peregrinos de qualquer lugar, e vamos servir-lhes da mesma maneira", acrescentou Al Faisal em alusão aos peregrinos provenientes do Catar, país bloqueado pela Arábia Saudita e outras nações árabes desde 2017.

Por outra parte, Al Faisal destacou que as autoridades não permitiram que 329.000 sauditas fizessem a peregrinação à Meca por não contar com a permissão correspondente.

Além disso, destacou que o reino deteve 15 indivíduos que facilitavam o ingresso de peregrinos sem permissão à Meca.

Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein romperam relações com Catar em 5 de junho de 2017, após acusar o país de financiar terroristas.

A peregrinação à Meca é um dos cinco pilares básicos do Islã e todo muçulmano deve fazê-la de forma obrigatória pelo menos uma vez na vida e sempre durante o 12º mês do calendário islâmico. EFE