Topo

República Democrática do Congo detecta 2 novos casos de ebola

16/08/2019 09h52

Kinshasa, 16 ago (EFE).- As autoridades sanitárias da República Democrática do Congo confirmaram hoje dois casos de ebola na província do Kivu do Sul, uma região do leste do país situada imediatamente ao sul da região afetada por uma epidemia, mas onde ainda não havia sido registrados casos da doença.

Conforme confirmou à Agência Efe o coordenador geral da resposta contra o ebola, Jean-Jacques Muyembe, os perfis dos dois casos são uma mulher jovem, que morreu na última quarta-feira, e um dos seus filhos.

"Acabo de confirmar a contaminação depois de um exame efetuado pelo nosso laboratório", afirmou o coordenador em entrevista à Efe por telefone, na qual destacou que agora estão sendo feitos trabalhos para salvar a criança e adotadas todas as medidas necessárias. "Peço calma à população. Toda a equipe está trabalhando e todo o esforço está sendo feito", garantiu.

A notícia foi confirmada também pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, que informou que a vítima havia viajado da cidade congolesa de Beni, situada no epicentro da epidemia na província do Kivu do Norte, até a região de Mwenga, situada ao sudoeste de Bukavu, capital do Kivu do Sul.

A detecção desses dois casos aumenta o alarme por uma potencial expansão do surto, apesar dos pedidos de calma das autoridades e dos bons resultados de remédios experimentais.

O surto atual, que já dura mais de um ano sem controle, está concentrado nas províncias de Kivu do Norte e Ituri, onde já deixou pelo menos 1.913 mortos de um total de 2.852 contágios, de acordo com os últimos dados da OMS. É o pior da história da República Democrática do Congo e o segundo mais grave em todo o mundo, superado apelas pelo da África Ocidental entre 2014 e 2016, com mais de 11 mil mortos. EFE