Topo

Artista instala estátua de lobo nazista em frente a sede de partido alemão

20/08/2019 20h53

Berlim, 20 ago (EFE).- O artista Rainer Opolka instalou nesta terça-feira uma estátua de um lobo fazendo a saudação hitleriana em frente à sede regional do partido político Alternativa para a Alemanha (AfD) em Potsdam, como forma de protesto ao que define como um avanço da extrema-direita no país.

A estátua, do tamanho de uma pessoa adulta e feita em bronze, representa a figura de um lobo de forma estilizada, com postura agressiva, o braço direito para o alto e a boca aberta. Além de jornalistas, estiveram presentes na inauguração da estátua alguns membros do Partido Social-Democrata (SPD).

A menos de duas semanas das eleições regionais de Brandeburgo, o estado federado do qual Potsdam é capital, pesquisas de intenção de voto mostram que a AfD pode se tornar a maior força política da região.

Os ultradireitistas obteriam de 19% a 21% dos votos, segundo a pesquisa, e o SPD, de centro-esquerda, receberia de 17% a 19%. Já a União Democrata-Cristã (CDU) conquistaria de 17% a 18%, os Verdes de 16% a 17% e A Esquerda de 14% a 16%.

Opolka e a publicitária berlinense Lea Rosh deixaram também uma carta na caixa de correio da AfD na qual destacaram o passado do líder local do partido, que já participou de associações ultradireitistas, e suas declarações polêmicas contra os refugiados e adversários políticos.

O AfD não quis se pronunciar sobre a intervenção artística.

O artista alemão já instalou esta estátua em outras cidades do país para denunciar o AfD. Em setembro ela foi colocada em Chemnitz, depois das perseguições a estrangeiros por parte de grupos de neonazistas após o assassinato de um jovem cometido por um refugiado. EFE