Topo

Promotoria italiana ordena apreensão de Open Arms e desembarque de migrantes

20/08/2019 15h14

Roma, 20 ago (EFE).- A Promotoria de Agrigento, na ilha da Sicília, na Itália, ordenou nesta terça-feira a apreensão do navio humanitário espanhol Open Arms e o desembarque imediato dos cerca de 90 migrantes que continuam a bordo da embarcação no porto de Lampedusa.

O promotor da cidade, que responde pela ilha de Lampedusa, Luigi Patronaggio, tomou a decisão após subir a bordo da embarcação da ONG Open Arms, acompanhado de vários médicos, para verificar a situação dos migrantes, que a tripulação descreveu como "desesperadora".

De informações obtidas pela Agência Efe, o promotor tomou a decisão a pedido na organização humanitária. A medida é amparada pelo Código Penal Italiano, que prevê pena de seis meses a dois anos de prisão ao funcionário público que se omita de cumprir seu dever.

O Ministério Público investiga um possível crime de sequestro de pessoas, não dirigido a qualquer pessoa concretamente, para determinar porque os resgatados pelo navio não puderam desembarcar na Itália, apesar de um tribunal do país ter derrubado a proibição imposta pelo ministro do Interior, Matteo Salvini.

Patronaggio foi de helicóptero nesta terça-feira à Lampedusa, diante do agravamento da situação, já que 15 migrantes se lançaram ao mar, tentando alcançar terra a nado. O promotor chegou a classificar a situação como "explosiva".

Com a ordem da promotoria italiana, o navio da Open Arms terá que seguir por mais duas semanas na Itália, durante a realização das investigações.

A embarcação está há três dias distante poucos metros do porto de Lampedusa. Hoje, o governo da Espanha, que aceitou recebê-la, ordenou o envio de um navio militar para transportar os migrantes até o porto de Palma, em Maiorca. EFE