Topo

CÚPULA G7

22/08/2019 21h50

Por ocasião da Cúpula do G7, que será realizada em Biarritz, na França, de sábado à próxima segunda-feira, a Agência Efe envia hoje uma série especial com os seguintes conteúdos:

SEGURANÇA - Paris - Capital do mundo durante três dias, de sábado (24) a segunda-feira (26), devido à realização da cúpula do G7, Biarritz, na França, se tornará uma cidade blindada, com vigilância terrestre, aérea e marítima, além das fortes restrições para moradores.

CLIMA - Bruxelas - As divergências entre as maiores economias mundiais sobre o clima devem voltar a ficar evidentes na cúpula dos países do G7 que será realizada de sábado (24) à próxima segunda-feira (26) em Biarritz, na França.

UE - Bruxelas - A União Europeia (UE) mostrará novamente na cúpula do G7, em Biarritz, na França, o repúdio à guerra comercial empreendida pelo governo dos Estados Unidos, que quebrou o consenso tradicional entre as grandes potências e cada vez mais pesa sobre a economia da Europa.

FRANÇA - Paris - Impedir que as principais empresas de tecnologia do mundo driblem o pagamento de milhões em impostos ao estabelecer domicílio fiscal fora do país onde os serviços são prestados é um dos principais objetivos do governo da França, que preside a cúpula do G7 que será realizada entre sábado e segunda-feira na cidade de Biarritz.

EUA - Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comparecerá pela terceira vez a uma cúpula do G7, na edição que será realizada de sábado (24) a segunda-feira (26) na cidade de Biarritz, na França, tendo o novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, como um possível aliado e as recentes tensões com China e Irã entre os assuntos que deve debater.

ALEMANHA - Berlim - Preocupada com a situação econômica da Alemanha e o consequentemente distanciamento em relação aos Estados Unidos de Donald Trump, a chanceler alemã, Angela Merkel, chegará à cupula do G7 com a diminuição da tensão na guerra comercial e o reforço das relações multilaterais como principais apostas.

R.UNIDO - Londres - Em seu primeiro evento internacional como primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson tentará aproximar o país da órbita comercial dos Estados Unidos e vai pressionar os líderes europeus para que aceitem renegociar o acordo do Brexit.

ITÁLIA - Roma - A Itália estará presente na cúpula do G7 que acontecerá a partir deste sábado na cidade de Biarritz, na França, em meio a uma crise política que teve como ponto mais agudo a renúncia do primeiro-ministro, Giuseppe Conte, e que está impedindo que o país dê a devida atenção a um evento de política externa tão relevante.

JAPÃO - Tokio - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, irá à cúpula do G7 com as prioridades de obter salvaguardas em relação ao brexit e desbloquear o acordo comercial com os Estados Unidos, além de apoiar a França em suas principais propostas. EFE