Topo

Impacto de raios deixa 4 mortos e mais de 100 feridos na Polônia

22/08/2019 17h25

Varsóvia, 22 ago (EFE).- O impacto dos raios de uma tempestade deixou quatro mortos e mais de cem feridos nas montanhas Tatra, no sul da Polônia, aonde viajou o primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, para acompanhar os trabalhos de resgate.

Além desses quatro mortos na Polônia, outra pessoa também morreu nesta tarde pelo impacto de um raio no outro lado da cordilheira, que divide Polônia e Eslováquia.

"Os serviços de resgate e de emergências estão fazendo tudo que podem", declarou Morawiecki, que agradeceu pelo trabalho dos mais de 200 policiais, bombeiros e trabalhadores do setor da saúde que se deslocaram até o monte Giewont, onde a tempestade foi mais intensa.

Os trabalhos de busca e resgate continuarão na sexta-feira, explicou Morawiecki, que não descartou um aumento no número de vítimas. Enquanto isso, cerca de 30 feridos foram internados em hospitais da região, mas não correm risco de morte.

Segundo a emissora polonesa "TVN24", um grande grupo de turistas foi atingido por um raio quando estavam no monte Giewont, onde o impacto provocou as quatro mortes. Os raios também afetaram outras pessoas que estavam região, um dos lugares mais populares para os amantes do montanhismo na Polônia.

Um dos turistas na região explicou que as pessoas não tiveram tempo de se refugiar porque "a tempestade veio do nada, em um dia que quase não tinha nuvens no céu".

"Estávamos passeando quando escutamos um trovão. Alguém disse que seria um avião porque nada indicava que haveria uma tempestade. Mas acabou sendo uma tempestade que, imediatamente, ficou em cima de nós", disse este turista.

A última tragédia deste tipo nas montanhas Tatra aconteceu em 1937, quando quatro pessoas também morreram em Giewont pelo impacto de raios durante uma intensa tempestade. EFE