Topo

Trump mantém pressão diária sobre o Fed: "Briguem ou vão para casa"

22/08/2019 11h57

Washington, 22 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continuou nesta quinta-feira o assédio quase diário ao Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) para que a entidade reduza as taxas de juros e exigiu que os responsáveis pela política monetária do país "briguem ou vão para casa".

"A Alemanha vende bônus a 30 anos com rendimentos negativos", afirmou Trump pelo Twitter, em mensagem na qual lembrou que "a Alemanha compete com os EUA".

"Nosso Federal Reserve não nos permite fazer o que devemos fazer", disse o governante, ao criticar que essa política "põe os EUA em desvantagem" em relação aos concorrentes. Segundo Trump, os responsáveis pelo Fed, os quais culpa pela força do dólar, "se movem como areia movediça".

O republicano insistiu várias vezes para que o Federal Reserve flexibilize a sua política monetária com o argumento de que outros países reduziram as taxas de juros em prejuízo dos Estados Unidos, onde elas vinham subindo gradualmente nos últimos anos.

No entanto, no dia 31 de julho o Comitê de Mercado Aberto do Fed, pela primeira vez em uma década, reduziu em 0,25 pontos os juros de referência e os deixou na categoria entre 2% e 2,25%.

Desde então, multiplicaram-se as previsões entre economistas sobre a possibilidade de os Estados Unidos, cujo produto bruto interno (PIB) cresceu sem pausas desde julho de 2009, entrarem em uma recessão ao longo do próximo ano.

A economia dos EUA avançou a um ritmo anual de 2,1% no segundo trimestre de 2019, segundo o primeiro cálculo da evolução do PIB nesse período, um sinal de arrefecimento depois de ter registrado 3,1% no primeiro trimestre. EFE