Topo

Bolívia pede reunião urgente de chanceleres de países da região amazônica

23/08/2019 19h03

La Paz, 23 ago (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta sexta-feira uma reunião dos chanceleres dos países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para debater profundamente como enfrentar os incêndios que assolam a floresta desde a semana passada e ajudar a preservá-la.

"Peço de maneira emergencial, urgente, a convocação de uma reunião de chanceleres para debater profundamente não só como enfrentar a conjuntura, mas para nos prepararmos para o futuro sobre como vamos cuidar da nossa Amazônia, da nossa diversidade", disse Morales durante um evento realizado no estado de Cochabamba.

Morales orientou o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Diego Pary, a entrar em contato com os chanceleres dos países do OCTA para realizar a reunião. No entanto, alguns governos rechaçaram a hipótese de uma reunião pelas diferentes visões sobre a situação política da Venezuela.

A OTCA é um fórum de cooperação sobre temas sociais e ambientais sobre a Amazônia, formado por pelo Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

O presidente da Bolívia disse que a reunião não deveria ser descartada "pelo bem de toda a América do Sul", já que os incêndios na Amazônia afetam toda a região. Para Morales, este é o melhor momento para debater iniciativas para preservar a floresta.

"Não podemos ser mesquinhos e não convocar a reunião por problemas ideológicos porque a vida e a biodiversidade estão em risco", disse o presidente boliviano.

Morales agradeceu aos presidentes do Chile, Paraguai e Espanha, que ligaram para ele e ofereceram ajuda à Bolívia para combater os incêndios que já destruíram mais de 700 mil hectares de florestas no país.

A Amazônia ocupa 25% do território da América do Sul e é a maior floresta tropical do mundo. Do total, 60% da superfície da floresta está dentro das fronteiras do Brasil. EFE