Topo

Peruanos criticam Bolsonaro e pedem aliança contra incêndios na Amazônia

23/08/2019 22h52

Lima, 23 ago (EFE).- Cerca de 500 peruanos protestaram nesta sexta-feira em Lima, capital do país, contra o presidente Jair Bolsonaro pela falta de ação do governo brasileiro em combater os incêndios na Amazônia.

A manifestação ocorreu em frente à embaixada do Brasil em Lima, que fica no distrito de Miraflores, mas houve protesto em outras cidades peruanas onde o Itamaraty mantém consulados ou representações diplomáticas.

Com cartazes que pediam a saída de Bolsonaro do poder, os peruanos responsabilizaram o presidente brasileiro pela catástrofe ambiental e pediram uma aliança internacional para combater os incêndios.

"O que está ocorrendo no Brasil não é só reflexo de uma crise ecológica, também reflete uma crise política porque é resultado de decisões políticas", disse o porta-voz da Fridays for Future no Peru, Cesár Llanos.

"Desde que chegou à presidência, Bolsonaro fez discursos contra as políticas ambientais, as organizações e os ativistas. Apoiou as máfias de madeireiros e de monoculturas que aumentam o desmatamento", continuou Llanos.

Já a bióloga Pilar Sanlley, da organização Irupa, disse que a atual política do governo Bolsonaro é insustentável. "As decisões dele não favorecem a ecologia nem o sistema ambiental porque há muitos interesses econômicos", criticou.

Depois do Brasil, o Peru é o segundo maior país em área coberta pela floresta amazônica, que no total possui 7,4 milhões de quilômetros quadrados. EFE