Topo

Presidente da Colômbia diz que ofereceu ajuda a Bolsonaro contra queimadas

De Bogotá

24/08/2019 21h45

O presidente da Colômbia, Iván Duque, revelou ter conversado neste sábado com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para oferecer ajuda ao Brasil nos trabalhos de combate aos incêndios que destroem milhares de quilômetros quadrados da Amazônia.

"Hoje, tive a chance de falar por telefone com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para expressar de novo o interesse da Colômbia de colaborar no que pudermos, para enfrentar essa situação dramática", disse, durante evento na cidade de Cáli.

De acordo com o presidente colombiano, Bolsonaro afirmou na conversa que os países que compartilham a Amazônia devem buscar um esforço conjunto e um discurso coletivo para proteger a biodiversidade.

"A Colômbia quer propor que a agenda de proteção seja global e fazer uma convocação aos países desenvolvidos, para que forneçam recursos e ajudem a enfrentar o desmatamento e o crime transnacional, que está associado ao tráfico de animais", afirmou Duque.

No país localizado ao norte da América do Sul, a Amazônia corresponde a 40% do território nacional, nos estados de Amazonas, Caquetá, Guainía, Guaviare, Meta, Putumayo, Vaupés e Vichada. Na região, existem dez parques naturais.

No ano passado, o Ministério do Meio Ambiente colombiano registrou 197.159 hectares desflorestados, sendo 138.176 na Amazônia.