Topo

Protestos na cidade que sedia cúpula do G7 deixam saldo de 68 prisões

24/08/2019 18h44

Paris, 24 ago (EFE).- A prefeitura de Biarritz, cidade da França que sedia a cúpula do G7, divulgou neste sábado que 68 pessoas foram presas durante protestos, devido atos de vandalismo e envolvimento em confrontos com policiais.

Ao todo, 38 manifestantes seguem detidos, acusados de participação em concentração organizada com fins violentos, posse de objetos que poderiam ser utilizados como arma, por agressão a integrantes das forças de segurança e por esconderem os rostos.

Os principais conflitos aconteceram no fim da tarde (hora local), na região central de Bayonne, distante menos de dez quilômetros de Biarritz, onde foi aberta oficialmente neste sábado a cúpula que reúne os líderes de França, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido.

No local, centenas de manifestantes se reuniram, em ato que não havia sido divulgado para as autoridades locais.

Além disso, também houve confrontos na localidade conhecida como Petit Bayonne, em que objetos, pedras e sinalizadores foram lançados contra policiais, que responderam com gás gás lacrimogêneo e com canhões de água.

Entre os grupos de manifestantes, foram identificados grupos classificados como 'black blocs' e também "coletes amarelos".

Ontem à tarde, as autoridades locais já tinham divulgado a prisão de outras 17 pessoas, por incidentes em uma contra-cúpula, que está sendo organizado na cidade de Urrugne. Quatro policiais ficaram feridos. EFE