Topo

Chanceleres de França e Irã se reúnem durante o G7 para discutir tensões

Biarritz

25/08/2019 11h44

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, participa neste domingo de uma reunião com o chanceler da França, Jean-Yves Le Drian, em Biarritz, no sudoeste do país europeu, onde acontece a cúpula do G7.

A decisão do encontro foi uma iniciativa francesa e tomada ontem à noite, quando foi constatado no jantar informal de líderes do grupo que "havia elementos que permitiam uma boa convergência" para que fossem debatidas as tensões envolvendo a república islâmica, segundo fontes do Palácio do Eliseu, que acrescentaram que Zarif não deve se encontrar com representantes dos Estados Unidos no evento.

A presidência francesa não explicou se havia avisado aos Estados Unidos sobre a reunião em Biarritz entre os dois chanceleres, limitando-se a dizer que a França "age segundo os próprios critérios" e o faz "com total transparência".

Os EUA anunciaram em 31 de julho que sancionariam Zarif por ser o "principal porta-voz do regime iraniano no mundo todo", o que, na prática, exclui o chefe da diplomacia do Irã de qualquer hipotético futuro diálogo entre os dois países.

A possibilidade de que Zarif se reúna pessoalmente com o presidente da França, Emmanuel Macron, como já havia feito na sexta-feira no Palácio do Eliseu ainda está aberta, conforme reconheceram as fontes oficiais.

A França reiterou que Zarif "não está convidado para o G7" e que a presença dele em Biarritz se deve somente ao fato de Le Drian estar na cidade para participar da cúpula.

O avião que transportava Zarif pousou em Biarritz às 14h13 (horário local; 9h13 de Brasília) procedente de Teerã.