Topo

Peru e Colômbia propõem reunião com demais países da região amazônica

27/08/2019 16h50

Lima, 27 ago (EFE).- Peru e Colômbia convocarão nos próximos dias uma reunião de todos os países da região amazônica para discutir políticas de proteção, desenvolvimento e fomentar o compromisso da região na defesa da maior floresta tropical do mundo.

O encontro foi confirmado pelos presidentes do Peru, Martín Vizcarra, e da Colômbia, Iván Duque, que se reuniram nesta terça-feira na cidade de Pucallpa, na Amazônia peruana.

No discurso de abertura da reunião, Vizcarra e Duque expressaram o desejo dos dois países de buscar uma maior integração das políticas de proteção da Amazônia. O principal objetivo é que haja planos de longo prazo e não só o que chamaram de "medidas reativas" para combater crises ambientais, como os recentes incêndios registrados na floresta.

"Vamos fazer um chamado para que os países amazônicos possam ter uma abordagem comum. Começamos aqui, Peru e Colômbia. Vamos nos próximos dias na fronteira amazônica, que compartilhamos entre Colômbia, Peru e Brasil, lançar um compromisso em relação a esta realidade tão importante à qual não se dá tanta atenção", afirmou Vizcarra.

Já Duque disse que a reunião, que seria realizada na Colômbia, visaria gerar uma "grande consciência coletiva" sobre as implicações de se proteger a Amazônia, um "patrimônio da humanidade" sobre o qual os países da região têm soberania.

"Temos que levantar a voz para que todos coordenemos nossas vozes para proteger a Amazônia. É um desafio constante e tenho certeza que com este trabalho faremos isso cada vez melhor", disse o presidente colombiano.

Além de Peru, Colômbia e Brasil, a Amazônia cobre parte dos territórios de Bolívia, Equador, Suriname, Guiana Francesa e Venezuela. EFE