Presidente do Uruguai inicia radiocirurgia para tratar câncer pulmonar
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, iniciou hoje um tratamento de radiocirurgia para tratar o câncer no pulmão direito diagnosticado há alguns dias, informou o governo do país.
Segundo nota assinada pelo oncologista Mario Cuello e por Mario Zelarayán, integrante do Departamento Médico da presidência do Uruguai, Vázquez poderá seguir trabalhando normalmente apesar do início do tratamento.
O presidente da Sociedade de Oncologia Médica e Pediátrica do Uruguai, Luis Ubillos, explicou à Agência Efe que a radiocirurgia é a aplicação de uma dose alta de radiação diretamente sobre o tumor do paciente.
"Não é uma cirurgia convencional, não há cortes. O que há é a aplicação, em uma ou mais frações, de uma alta dose de radiação sobre o tumor. Esse tipo de tratamento é bem tolerado, já que é bem menos invasivo que uma operação", explicou o especialista.
A radiocirurgia, segundo Ubillos, é uma forma eficaz de controlar e fazer o tumor desaparecer. No entanto, para que o procedimento funcione com 100% de eficácia, é preciso que o câncer ainda não tenha se espalhado para outras partes do corpo.
"Em princípio, é um procedimento ambulatório. Ele não precisa ficar internado nem passará por riscos grandes demais nos dias seguintes (ao tratamento)", ressaltou.
Vázquez, de 79 anos e oncologista de profissão, anunciou na última terça-feira que exames feitos rotineiramente tinham detectado um nódulo pulmonar em seu pulmão direito. Dois dias depois, uma biópsia confirmou que o tumor era maligno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.