Topo

Presidente do Uruguai inicia radiocirurgia para tratar câncer pulmonar

14.nov.2017 - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez - Alfredo Estrella/AFP
14.nov.2017 - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez Imagem: Alfredo Estrella/AFP

Em Montevidéu

28/08/2019 22h07

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, iniciou hoje um tratamento de radiocirurgia para tratar o câncer no pulmão direito diagnosticado há alguns dias, informou o governo do país.

Segundo nota assinada pelo oncologista Mario Cuello e por Mario Zelarayán, integrante do Departamento Médico da presidência do Uruguai, Vázquez poderá seguir trabalhando normalmente apesar do início do tratamento.

O presidente da Sociedade de Oncologia Médica e Pediátrica do Uruguai, Luis Ubillos, explicou à Agência Efe que a radiocirurgia é a aplicação de uma dose alta de radiação diretamente sobre o tumor do paciente.

"Não é uma cirurgia convencional, não há cortes. O que há é a aplicação, em uma ou mais frações, de uma alta dose de radiação sobre o tumor. Esse tipo de tratamento é bem tolerado, já que é bem menos invasivo que uma operação", explicou o especialista.

A radiocirurgia, segundo Ubillos, é uma forma eficaz de controlar e fazer o tumor desaparecer. No entanto, para que o procedimento funcione com 100% de eficácia, é preciso que o câncer ainda não tenha se espalhado para outras partes do corpo.

"Em princípio, é um procedimento ambulatório. Ele não precisa ficar internado nem passará por riscos grandes demais nos dias seguintes (ao tratamento)", ressaltou.

Vázquez, de 79 anos e oncologista de profissão, anunciou na última terça-feira que exames feitos rotineiramente tinham detectado um nódulo pulmonar em seu pulmão direito. Dois dias depois, uma biópsia confirmou que o tumor era maligno.