Topo

Trump apresentará plano de paz para Oriente Medio após eleições em Israel

28/08/2019 14h46

Washington, 28 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentará um plano de paz para encerrar o conflito palestino-israelense depois das eleições gerais de Israel, marcadas para o dia 17 de setembro, segundo anúncio feito nesta quarta-feira, via Twitter, pelo enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Jason Greenblatt.

"Decidimos que não informaremos a visão de paz (ou partes dela) antes das eleições de Israel", afirmou Greenblatt na rede social, em declarações que representam uma mudança de rumo a respeito dos prazos que haviam sido demarcados por Trump.

As eleições gerais em Israel serão as segundas deste ano e acontecerão porque em maio o primeiro-ministro interino, Benjamin Netanyahu, fracassou na tentativa de formar uma coalizão governamental e que a Knesset, o Parlamento israelense, foi dissolvido.

O genro e assessor de Trump, Jared Kushner, vem preparando um plano de paz entre israelenses e palestinos há quase dois anos. A expectativa é que o projeto aborde temas mais espinhosos no conflito, incluindo o estabelecimento de fronteiras. Contudo, o futuro da ideia é incerto, porque os palestinos se negaram a negociar com os EUA depois que Washington reconheceu Jerusalém como capital de Israel, em 2017.

Por enquanto, a única parte do plano revelada pela Casa Branca é a econômica, e em junho foi buscado o apoio dos líderes do Oriente Médio, durante uma conferência em Bahrein. EFE