Topo

Trump elogia Boris Johnson por conseguir suspensão do Parlamento britânico

28/08/2019 13h32

Washington, 28 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez elogios ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, depois que o novo líder solicitou nesta quarta-feira à rainha Elizabeth II a suspensão temporária do Parlamento e foi atendido.

"Seria muito difícil para Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista britânico, buscar uma moção de censura contra o novo primeiro-ministro Boris Johnson, especialmente porque Boris é exatamente o que o Reino Unido estava buscando e demonstrará ser 'grande'", disse Trump em sua conta no Twitter.

O comentário de Trump foi feito depois que Johnson fez o pedido à rainha, um passo polêmico e chamado pela oposição de "antidemocrático", que bloqueia qualquer ameaça para evitar que o Reino Unido deixe a União Europeia sem acordo.

Elizabeth II aprovou formalmente a solicitação de Johnson, e o período de sessões da casa será suspenso a partir da segunda semana de setembro. O anúncio enfureceu os grupos opositores, que nesta terça-feira haviam anunciado a intenção de explorar vias para evitar que o país deixe a União Europeia em 31 de outubro sem acordo, uma opção que cada vez parece mais próxima.

O Parlamento britânico reabrirá três dias antes da reunião do Conselho Europeu de 17 de outubro, quando Johnson acredita que pode formalizar um novo acordo com os demais países do bloco. Entre esse momento e 31 de outubro, a Câmara dos Comuns ainda teria tempo para debater e votar um eventual novo acordo.

Líder da oposição e do Partido Trabalhista, Corbyn enviou uma carta a Elizabeth II para expressar preocupação em relação aos planos de Johnson e pediu à monarca uma reunião privada para abordar o assunto, o que também foi feito pela líder do Partido Liberal Democrata, Jo Swinson. EFE