Topo

Rebaixado à categoria 3, Dorian segue rumo ao litoral dos EUA

03/09/2019 11h37

O furacão Dorian, agora com ventos de 120 milhas por hora (195 km/h), que equivalem à categoria 3 (de um áximo de 5) na escala de Saffir-Simpson, se desloca lentamente em sentido noroeste no norte das Bahamas, com a expectativa de chegar muito perto do litoral da Flórida a partir da noite desta terça-feira.

No boletim das 8h (hora local; 9h em Brasília), o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), que segue considerando Dorian um furacão "extremamente perigoso", o situa 40 milhas (70 km) ao nordeste de Freeport, na ilha de Grand Bahama, e a 110 milhas (120 km) de West Palm Beach, no litoral leste da Flórida.

A velocidade continua sendo de uma milha por hora (1,6 km/h), a mesma de segunda-feira, quando começou a impactar Grand Bahama, que segue sendo afetada pela parte sul do olho de Dorian. No entanto, segundo a previsão do NHC, Dorian começará nesta tarde a avançar mais rápido em sentido noroeste ou norte-noroeste.

Na tarde de quarta-feira, virará para o norte. Já na manhã de quinta-feira, para norte-nordeste. De acordo com o boletim, Dorian passará muito perto do litoral da Flórida e depois pelos de Geórgia e Carolina do Sul, o que significa que os efeitos do furacão serão sentidos em terra.

Na Carolina do Norte, onde o fenômeno meteorológico deve chegar na noite de quinta-feira, existe a possibilidade de tocar a terra, de acordo com esse padrão de trajetória.