Topo

Mugabe será enterrado no dia 15 em cemitério de heróis nacionais no Zimbábue

08/09/2019 10h54

Harare, 8 set (EFE).- Os restos do ex-presidente do Zimbábue Robert Mugabe, que morreu em Singapura na sexta-feira passada, serão repatriados nesta semana ao país natal, onde serão enterrados no dia 15 em um funeral de Estado no cemitério Acre dos Heróis Nacionais, informaram fontes do governo.

Na quarta-feira será realizada a repatriação do corpo, que será recebido pelo presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, parentes e outras autoridades no Aeroporto Internacional de Harare, detalhou o porta-voz da presidência, George Charamba.

"As principais decisões em relação ao programa proposto (para o enterro) serão tomadas (na segunda-feira)", acrescentou Charamba em declarações ao jornal "Sunday Mail".

Mugabe, que na sexta-feira passada foi declarado herói nacional, será sepultado no Acre dos Heróis Nacionais, um monumento e cemitério localizado em uma colina nos arredores da capital de Harare exclusivamente reservado para pessoas exaltadas pelo governo.

O anúncio põe fim às supostas reservas da família do ex-presidente. Mugabe teria dito à esposa, Grace, que desejava ser enterrado no distrito natal, Zvimba, situado 100 quilômetros a noroeste de Harare.

Charamba garantiu que "não havia divergências de opinião" entre a família e o governo sobre onde enterrar o antigo líder, que viveu até os 95 anos e ocupou o poder durante 37 anos.

De acordo com a imprensa local, a previsão é que antes do enterro o corpo de Mugabe seja levado ao estádio esportivo nacional de Harare, com capacidade para 50 mil pessoas, para que os cidadãos tenham contato com os restos mortais. EFE