Topo

Especialista que auxilia combate a fogo na Bolívia diz que chuva é a solução

13/09/2019 13h21

Gabriel Romano.

Concepción (Bolívia), 13 set (EFE).- Carlos Sarmiento, especialista colombiano que está assessorando o governo da Bolívia no combate aos incêndios florestais que atingem o país, garantiu que a chuva é a única solução, realmente, efetiva, para interromper a catástrofe ambiental.

"A solução vem do céu, não há outra opção. É precido esperar, mas enquanto esperamos, o fogo avança", lamentou o profissional, em entrevista exclusiva concedida à Agência Efe.

Sarmiento, que é especialista em controle a incêndios, afirmou que o prejuízo deixado pelos incêndios que ocorrem há semanas na Chiquitania, região de transição entre o Chaco e a Amazônia, ainda não pode ser estimado.

O colombiano ainda admitiu cerca incredulidade com as chamas que devastaram comunidades inteiras, as classificando como "intermináveis".

A colaboração de Sarmiento com as autoridades bolivianas desde i início da crise ambiental. O especialista contou que faz vem sobrevoando quase diariamente as áreas devastadas e tem visto linhas de calor que superam os 15 quilômetros de comprimento.

Para o colombiano, há um grande prejuízo ecológico por causa dos incêndios, e alertou para um aumento futuro nos níveis de poluição e aquecimento, em nível global, como consequência do que acontece nas florestas da América do Sul.

Sarmiento admitiu que a situação chegou a níveis extremos por falta de experiência das autoridades que comandam as ações de combate às chamas, inclusive, com recusa da aplicação de critérios de profissionais.

"Esse ciclo de fazer aprendendo é o que provocou essa demora, também em fazer coordenação de forma adequada. Enquanto vai se buscando experiência com a emergência, o fogo foi aumentando", avaliou. EFE