Topo

Itália autoriza desembarque dos 82 migrantes a bordo do Ocean Viking

14/09/2019 08h35

Roma, 14 set (EFE).- Os 82 migrantes a bordo do navio humanitário Ocean Viking, das ONGs SOS Méditerranée e Médicos Sem Fronteiras (MSF), poderão desembarcar em um porto da ilha de Lampedusa, no sul da Itália, segundo confirmou a MSF neste sábado.

"As autoridades italianas acabam de oferecer ao Ocean Viking um porto de desembarque seguro. Depois de seis dias do primeiro resgate, os 82 migrantes a bordo em breve desembarcarão em Lampedusa", escreveu a ONG nas redes sociais.

A MSF e as autoridades locais não especificaram detalhes sobre o desembarque. A imprensa local afirma que a Guarda Litorânea italiana ainda analisa se permitirá a entrada do Ocean Viking no porto ou se transferirá os resgatados para outros navios italianos em águas internacionais e os levará à terra.

Na Itália ainda segue vigente o decreto que proíbe a entrada em águas territoriais de navios com migrantes. A medida foi aprovada pelo governo anterior, composto pela ultradireitista Liga e o antissistema Movimento 5 Estrelas.

No dia 12 de setembro, o governo italiano informou que vários países europeus, sem citar nomes, tinham concordado com a realocação dos resgatados a bordo.

O navio da SOS Méditerranée e da MSF socorreu 50 pessoas no mar Mediterrâneo em 8 de setembro e mais 34 no dia 10. Nos últimos dias, uma mulher grávida de nove meses e seu marido tiveram que ser evacuados para Malta.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, pediu em Bruxelas para que os países europeus promovam um mecanismo automático de redistribuição dos migrantes que navegam pelo Mediterrâneo rumo à Europa. EFE