Topo

Candidato a prefeitura de cidade do nordeste da Colômbia é assassinado

15/09/2019 18h31

Bogotá, 15 set (EFE).- O político Bernardo Betancourt Orozco, candidato nas eleições do mês que vem à prefeitura de Tibú, no nordeste da Colômbia, foi assassinado por criminosos ainda não identificados, segundo informações divulgadas neste domingo pelo Partido Conservador.

"Não aceitamos o assassinato do nosso candidato à prefeitura de Tibú, Bernardo Betancourt Orozco. Pedimos às autoridades que encontrem os responsáveis deste ato terrível", pronunciou-se a legenda através do Twitter.

O presidente do partido, Omar Yepes Alzate, repudiou o que chamou de "covarde assassinato" de Betancourt e exigiu do governo nacional medidas especiais para frear a violência política, o que ele vê como ameaça à tranquilidade do país. O crime ocorreu na região de Gabarra, onde Betancourt foi alvejado durante um evento de campanha para a prefeitura de Tibú, no departamento de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

Em 27 de outubro, os colombianos irão às urnas para escolher prefeitos de mais de 1,1 mil municípios e 32 governadores, assim como representantes nas assembleias departamentais e municipais.

Tibú faz parte do Catatumbo, região fronteiriça com a Venezuela e uma das áreas mais violentas do país pela presença da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), formado por dissidentes das Farc. EFE