Topo

Ataque talibã contra Ministério da Defesa afegão deixa pelo menos 22 mortos

17/09/2019 11h37

Cabul, 17 set (EFE).- Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 38 ficaram feridas, nesta terça-feira, em um atentado reivindicado pelos talibãs contra uma sede do Ministério da Defesa em Cabul, capital do Afeganistão, horas depois de um ataque insurgente no norte do país contra um comício do presidente Ashraf Ghani, que deixou 26 mortos.

Entre os mortos no ataque estão "seis membros das forças de segurança", afirmou o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi, em comunicado.

Um porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, reivindicou a autoria do atentado contra o edifício do Ministério da Defesa, antes de afirmar que "dezenas de soldados e funcionários" faleceram.

O ataque em Cabul aconteceu poucas horas depois a um atentado contra um comício do presidente Ashraf Ghani, na província de Parwan.

Fontes oficiais em Parwan asseguraram à Agência Efe que o número de mortos é 26, incluindo mulheres e crianças, e que outras 46 pessoas ficaram feridas.

Os talibãs justificaram o atentado contra o ato eleitoral, pois consideram que as eleições presidenciais previstas para o próximo dia 28 são "falsas" e lembrou que já tinham "advertido as pessoas a não irem a esses atos eleitorais".

Em agosto, os talibãs ameaçaram boicotar todo processo eleitoral com violência, a fim de impedir sua celebração, considerando que ele é manipulado por potências estrangeiras. EFE