Topo

Populistas disputarão 2º turno das eleições presidenciais da Tunísia

17/09/2019 13h28

Tunísia, 17 set (EFE).- Os resultados oficiais confirmaram nesta terça-feira que o segundo turno das eleições presidenciais na Tunísia será disputado entre o jurista ultraconservador Kaies Said e o magnata da mídia Nabil Karoui, em prisão preventiva por suposto envolvimento em corrupção.

Said ganhou o primeiro turno, realizado no domingo passado, com 18,8% dos votos. Karoui, que nem pôde sair para votar, superou com 15,7% Abdel Fatah Mouro, o candidato do partido islâmico conservador Ennahda.

Em comunicado enviado aos veículos de imprensa, Ennahda parabenizou nesta terça-feira os dois vencedores e expressou o desejo de que o segundo turno seja realizado "no mesmo clima de normalidade" que o primeiro.

Ainda não há uma data definitiva para o segundo turno, que será realizado antes de 13 de outubro e coincidirá com a campanha para as eleições legislativas, previstas para 6 de outubro.

Também se desconhece se o próprio Karoui poderá concorrer, já que existem dúvidas jurídicas sobre se ele terá condições de ser admitido como candidato.

Adversários em frente às câmeras de televisão, Said e Karuoi compartilham um discurso populista que alguns especialistas chegaram inclusive a rotular como antissistema.

Os dois se pronunciaram contra a velha política, dominada por oligarcas veteranos e religiosos do século passado, embora Said tenha posições próximas ao salafismo mais rígido e Karoui tenha colaborado com essa aristocracia tradicional da qual foi afastado. EFE