Topo

Programa de Recife conquista prêmio de combate à desigualdade social no país

19/09/2019 15h15

Recife, 19 set (EFE).- A ONG Oxfam entregou ao programa "Fábricas de Cidadania", desenvolvido pelos Centros Comunitários da Paz (Compaz) de Recife (Pernambuco) o prêmio como melhor projeto de redução de desigualdade social do país, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pelo governo local.

O reconhecimento ao programa, inspirado nos que surgiram em Medellín e que contribuíram para a redução da violência na cidade colombiana, aconteceu durante a Conferência Internacional para Cidades Sustentáveis, que até amanhã reúne em São Paulo autoridades municipais de todo o mundo.

"O Compaz, inspirado na experiência de Medellín, representa uma janela de oportunidades para os jovens da periferia. É a presença do Estado na vida de quem mais necessita", afirmou à Agência Efe, o secretário de Segurança Urbana de Recife, Murilo Cavalcanti, responsável direto pelo projeto.

O prefeito Geraldo Júlio (PSB) considerou que o prêmio recebido na terceira edição da conferência, é um reconhecimento da Oxfam, "a instituição mais respeitada no mundo quando se fala de desigualdade social".

"É o reconhecimento de uma entidade internacional, que luta pelo combate à desigualdade no mundo inteiro e considera nosso Compaz como o melhor projeto do Brasil", acrescentou o prefeito, que também é presidente na América do Sul da Rede de Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI, sigla em inglês).

Geraldo Júlio expôs a experiência de Recife a prefeitos e autoridades de outras cidades, como São Paulo, Paris, La Paz (México), Abidjan (Costa do Marfim), entre outras.

A primeira unidade do Compaz na capital pernambucana foi inaugurada em 2016, no bairro periférico de Alto Santa Terezinha, com um moderno centro que oferece em um mesmo espaço esporte, recriação, capacitação, serviços, arte, música e assessoria jurídica, psicológica e empresarial.

Em 2018, no bairro onde está a unidade está localizada, não houve registro de homicídio.

A segunda unidade foi aberta em 2017, no bairro Cordeiro, onde foi apresentado uma redução de 40% da taxa de homicídios e atende cerca de 33 mil pessoas da comunidade com iniciativas para geração de renda.

Os prêmios foram oferecidos pelo Programa Cidades Sustentáveis, responsável pela conferência, e Oxfam Brasil, com o apoio da CITinova, Instituto Arapyaú e a Fundação Ford, em aliança com a Associação Brasileira de Municípios e a Frente Nacional de Prefeitos. EFE