Topo

Alemanha, França, Itália e Malta chegam a acordo sobre gestão de imigrações

23/09/2019 12h09

Roma, 23 set (EFE).- Os ministros do Interior de Alemanha, França, Itália e Malta chegaram nesta segunda-feira a um acordo para tramitar os fluxos migratórios do mar Mediterrâneo, um pacto que será apresentado a todos os países-membros da União Europeia (UE) e debatido em Luxemburgo no dia 8 de outubro.

O anúncio foi feito pelo representante de Malta, Michael Farrugia, durante uma entrevista coletiva conjunta ao término da reunião na capital maltesa, Valeta, sob a presidência finlandesa da UE e com a participação também do comissário europeu de Imigração, Dimitris Avramopoulos.

Farrugia explicou que os ministros dos quatro países chegaram a um acordo que registrado em um documento comum, que será entregue aos Estados-membros antes de ser publicado.

Avramopoulos ressaltou que a gestão da imigração para a Europa deve ser comum, por isso defendeu que todos os países europeus apliquem um mecanismo "solidário", que diminua a pressão dos Estados-membros que recebem imigrantes por diferentes rotas do Mediterrâneo.

"É a única solução válida a médio prazo", argumentou, ao afirmar que os pactos de realocação pontuais entre países europeus e sob a coordenação da Comissão Europeia "não são sustentáveis".

A reunião desta segunda-feira foi a primeira tentativa formal de encontrar uma solução compartilhada para a gestão dos desembarques no Mediterrâneo central e a realocação dos migrantes.

A representante italiana foi a nova ministra do Interior, Luciana Lamorgese, que substituiu ao ultradireitista Matteo Salvini após a crise de governo.

"Quem chega a Malta e à Itália, chega à Europa", declarou Lamorgese para frisar que todos os países europeus devem assumir a responsabilidade em relação aos migrantes que chegam ao continente, não apenas as autoridades dos dois países. EFE