Topo

Trump surpreende ao acompanhar discursos na Cúpula do Clima da ONU

23/09/2019 13h46

Nações Unidas, 23 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou de surpresa nesta segunda-feira ao auditório das Nações Unidas onde está sendo realizada a Cúpula de Ação Climática, mas não discursou na reunião de alto nível, para a qual não havia confirmado presença.

A prevista ausência de Trump era um dos aspectos mais comentados da cúpula até o presidente americano chegar à reunião, no início do discurso do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Após aplaudir Modi, o republicano também escutou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e deixou o auditório quando estava prestes a começar um painel liderado pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Trump tinha negado no domingo que a prevista ausência na cúpula sobre o clima fosse um sinal de "desprezo" ao tema. Em resposta, argumentou que estava "muito ocupado".

"Hoje vou (ao Texas) por causa das inundações, que são muito importantes para mim. E a mudança climática, tudo é muito importante", afirmou o mandatário americano no domingo.

Sob o governo de Trump, os Estados Unidos decidiram abandonar o Acordo de Paris sobre o clima e dar marcha à ré em muitos dos seus compromissos.

A ONU espera que a reunião sobre o clima resulte em ações concretas e realistas que permitam limitar em, pelo menos, 1,5 grau Celsius o aumento das temperaturas globais nos próximos anos. EFE