Topo

Comitê Eleitoral divulga números finais das eleições de Israel

25/09/2019 09h53

Jerusalém, 25 set (EFE).- O Comitê Eleitoral Central de Israel publicou na madrugada desta quarta-feira os resultados oficiais das eleições legislativas do país e a distribuição de cadeiras do Parlamento, que confirmam a vitória do partido Azul e Branco.

A legenda liderada por Beni Gantz fechou a apuração definitiva com 33 cadeiras, contra 32 do Likud, de Benjamín Netanyahu, que ganhou uma cadeira com relação aos números divulgados parcialmente no último dia 17.

Por outro lado, o ultra-ortodoxa Judaísmo Unido pela Torá perdeu uma, ficando com sete.

A alteração de uma cadeira aconteceu após uma investigação de possível fraude em várias estações de voto. O Comitê Eleitoral Central não divulgou detalhes sobre a fraude.

A mudança não altera o peso dos dois principais blocos políticos, o que reúne direita, extrema-direita e ultra-ortodoxos, que mantém 55 cadeiras, e o de centro, esquerda e parte dos árabes da Lista Unida, que conta com 54.

Assim, seguirão os esforços que a formação de um governo de união nacional, entre Gantz e Netanyahu, provavelmente com alternância entre Azul e Branco e Likud na chefia de governo.

A divisão definitiva de assentos na Knesset de 120 parlamentares fica assim:.

Azul e Blanco: 33.

Likud: 32.

Lista Unida: 13.

Shas: 9.

Israel Nosso Lar: 8.

Judaísmo Unido pela Torá: 7.

Yamina: 7.

Trabalhista: 6.

União Democrática: 5. EFE