Topo

Putin reitera apoio a Maduro e a "todas as autoridades legítimas" de Caracas

25/09/2019 10h12

Moscou, 25 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reiterou nesta quarta-feira seu apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a "todas as autoridades legítimas" do país sul-americano, ao mesmo tempo que expressou seu apoio ao diálogo entre o governo e a oposição.

"A Rússia apóia consistentemente todos os órgãos de poder legítimos da Venezuela, incluindo sua Presidência e seu Parlamento. E certamente apoiamos o diálogo que você, e o governo mantêm com as forças de oposição", afirmou Putin, no início da sua reunião com Maduro no Kremlin.

O mandatário russo sustentou que "toda renúncia ao diálogo é considerada irracional, prejudicial ao país e constituiria uma ameaça ao bem-estar da população".

Maduro, por sua vez, indicou que Moscou e Caracas "mostraram que podem superar qualquer dificuldade juntos".

"Em maio passado, foi realizada uma reunião da comissão intergovernamental de alto nível e muitas das questões discutidas nessa comissão foram resolvidas com sucesso", disse.

O presidente venezuelano acrescentou que a reunião de hoje com Putin permitirá fazer balanço do trabalho realizado este ano, "examinar quais problemas persistem, quais realidades os dois lados enfrentam, como são feitos os progressos em várias áreas e elaborar planos futuros".

Por sua vez, Putin anunciou que enviará em breve cerca de 1,5 milhão de dose de vacinas contra a gripe e planeja fornecer até 5 milhões de doses regularmente.

Ele também ficou satisfeito com o fato do comércio entre as duas nações ter aumentado 10% nos últimos meses.

Além disso, reafirmou a cooperação técnico-militar com a Venezuela - o maior comprador de armas e equipamentos militares russos na América Latina - em particular no fornecimento de peças de reposição e centros de serviços. EFE