Topo

Promotor peruano diz que situação financeira da Odebrecht prejudica acordo

03/10/2019 22h59

Curitiba, 3 out (EFE).- O chefe da equipe especial do Ministério Público do Peru para a Operação Lava Jato, Rafael Vela, disse nesta quinta-feira, em Curitiba, que a difícil situação da Odebrecht prejudica o acordo de colaboração firmado pela construtora com o órgão.

"As dificuldades de caráter financeiro conspiram contra a execução desses acordos de colaboração e, como promotores, nós privilegiamos a averiguação da verdade", disse Vela a jornalistas na sede do Ministério Público Federal em Curitiba.

Vela lidera uma equipe de promotores peruanos que desde ontem está ouvindo Jorge Barata, ex-diretor-executivo da Odebrecht no Peru, e dois outros ex-funcionários da construtora brasileira.

A segunda parte do depoimento de Barata, que seria realizada na quarta-feira, foi suspensa por "problemas de logística". A defesa do ex-diretor da Odebrecht alegou que não conseguiu ter acesso a dois sistemas de informação da empresa por "falta de recursos".

Hoje, os promotores peruanos interrogaram o ex-executivo Eleuberto Martorelli, um dos responsáveis pelos contratos regionais no Peru. Segundo Vela, ele forneceu "informações importantes" sobre os projetos nos quais teve participação direta entre 2008 e 2012.

"Ele revelou codinomes e uma série de detalhes sobre os graus de participação das pessoas relacionadas aos projetos nos quais ele participou", afirmou o promotor peruano.

O principal objetivo da equipe da Lava Jato peruana na nova visita a Curitiba era identificar 71 codinomes que constam em uma planilha do departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht, setor de onde saíam os pagamentos de propina no Brasil e no exterior.

Amanhã, os promotores peruanos terão uma reunião técnica com integrantes do Ministério Público Federal para definir os próximos passos a serem seguidos. Eles também devem agendar para novembro novos depoimentos com Jorge Barata.

No último dia 16 de fevereiro, os promotores peruanos assinaram um acordo com a Odebrecht em São Paulo. A empresa se comprometeu a entregar documentos "valiosos" ao Ministério Público do Peru e a pagar 610 milhões de sóis peruanos (US$ 185 milhões) ao governo do país como reparação.

Entre os vários dos 71 codinomes ainda não identificados, suspeita-se que estejam vários parlamentares do Congresso dissolvido, inclusive o de alguns que tentaram sair do país nos últimos dias. EFE