Topo

EUA assinam acordo para aumentar presença militar em bases na Grécia

05/10/2019 11h26

Atenas, 5 out (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Dendias, assinaram neste sábado, em Atenas, um acordo de coorperação militar, que amplia a presença militar americana no país europeu, em meio as tensões locais com a Turquia.

O documento prevê o aumento das tropas na base aérea e naval de Suda, na ilha de Creta, nas bases aéreas de Larissa e Stefanovikio, na Grécia Central, assim como no porto de Alexandrópolis, no norto do país, perto da fronteira com a Turquia.

"Nossos países sempre foram aliados. Nesse momento, as nossas relações bilaterais estão no melhor nível na história. Além do setor de defesa, nos interessa uma aliança com a Grécia em temas sobre energia", afirmou Pompeo.

Dendias, por sua vez, afirmou que a Grécia "é um pilar de estabilidade, em uma região que tem sérios problemas de violações do direito internacional".

O ministro grego denunciou, além disso, o início de perfurações ilegais da Turquia, em zona econômica exclusiva do Chipre.

"Somos conscientes do perigo. Conhecemos a atividade e faremos tudo o que for necessário para evitar uma escalada militar e para alcançar um resultado aceitável por todos. Não se pode permitir que a Turquia faça perfurações ilegais", comentou Pompeo.

Diante do Parlamento, um grupo de manifestantes do Partido Comunista da Grécia se reuniu. Após, alguns incidentes e a estátua do ex-presidente americano Harry Truman ser pintada de vermelho, houve confronto com as forças de segurança do país. EFE