Topo

Erdogan agradece a Putin por "postura construtiva" sobre ofensiva na Síria

09/10/2019 10h38

Istambul, 9 out (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, agradeceu por telefone nesta quarta-feira ao mandatário da Rússia, Vladimir Putin, pela "postura construtiva" apresentada em relação à ofensiva preparada pelo Exército turco no nordeste da Síria.

Erdogan disse a Putin que a operação "contribuirá para a paz" e "preparará o caminho para um processo político na Síria", segundo informou uma fonte da presidência turca à agência de notícias estatal "Anadolu".

"Após destacar que a Turquia dá prioridade à proteção dos direitos e interesses do povo sírio, Erdogan disse que aprecia a postura construtiva da Rússia a respeito do assunto", relatou a fonte.

A Turquia pretende controlar uma faixa de 32 quilômetros de largura e 480 de comprimento adjacente à fronteira síria, do rio Eufrates até o Iraque. Esse território é atualmente dominado pelas milícias curdo-sírias Unidades de Proteção do Povo (YPG), que estabeleceram um governo local que preocupa Ancara.

O governo turco considera terroristas as YPG - aliadas dos EUA contra o grupo jihadista Estado Islâmico - devido aos vínculos das milícias com o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ativo em solo turco.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, declarou nesta quarta-feira que Ancara comunicará ao governo sírio de Bashar al Assad a iminente ofensiva militar no nordeste da Síria, informou a emissora "NTV".

"Nosso pessoal militar e do Ministério das Relações Exteriores informará à ONU e aos países pertinentes, incluindo a Síria", explicou Çavusoglu a jornalistas turcos durante uma visita oficial à Argélia.

O ministro turco não esclareceu se Ancara informará diretamente a Assad ou se o fará através da Rússia ou do Irã, países que apoiam Damasco. Çavusoglu ressaltou que a ofensiva será realizada "dentro do direito internacional" e para a "estabilidade e segurança da região".

O chanceler lembrou nesta quarta-feira que a Turquia pretende alocar na região dois milhões dos 2,6 milhões de refugiados sírios atualmente acolhidos pelo país.

"Os migrantes na Turquia e na região poderão retornar de forma voluntária (após a operação)", declarou Çavusoglu.

Especialistas militares turcos explicam que a operação começará quando as tropas americanas completarem o processo de retirada da região, o que deve ocorrer em aproximadamente uma semana. EFE