Topo

Jane Fonda é presa por participar de protesto na escadaria do Capitólio

11/10/2019 17h36

Washington, 11 out (EFE).- A atriz Jane Fonda foi detida nesta sexta-feira na escadaria do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, junto com diversos manifestantes que participavam de protesto contra o presidente do país, Donald Trump, pela falta de ação do governo diante da crise climática que o planeta atravessa.

A estrela de "Barbarella" e "Amargo Regresso" e outros ativistas se colocaram diante do Capitólio, com cartazes e gritando palavras de ordem, desafiando as instruções da polícia legislativa, que pedia o fim do ato.

Após a recusa a diversos pedidos dos agentes, os manifestantes começaram a ser presos. Fonda foi a terceira a ser algemada e detida. A segurança do Congresso divulgou que, no total, aconteceram 16 prisões, sob a justificativa de "manifestação ilegal".

A porta-voz da Polícia do Capitólio, Eva Malecki, disse que os integrantes do grupo serão acusados de se agrupar, incomodar e obstruir o acesso ao prédio.

Curiosamente, a atriz antecipou a detenção em entrevista publicada ontem pelo jornal "The Washington Post", em que prometeu participar de protestos nas próximas 14 sextas-feiras, que é o período em que estará em Washington para participar das gravações da série "Grace and Frankie", que é exibida na plataforma Netflix.

"Vamos apelar para a desobediência civil e vamos ser detidas a cada sexta-feira", disse Fonda.

Ainda na conversa com jornalistas da publicação, a estrela do cinema admitiu que se inspirou na adolescente sueca Greta Thunberg, de apenas 16 anos, para participar de atos que denunciem a crise climática e a falta de ação dos líderes mundiais.

"Greta disse que devemos atuar como se a casa se estivesse pegando fogo", concluiu Fonda. EFE