Topo

França suspende exportações de armas à Turquia por ofensiva contra curdos

12/10/2019 19h35

França, 12 out (EFE).- O Ministério de Relações Exteriores da França anunciou neste sábado a suspensão imediata de armamentos à Turquia, uma medida tomada devido à ofensiva iniciada pelo governo de Recep Tayyip Erdogan contra uma área controlada pelos curdos na Síria.

"À espera da cessação dessa ofensiva, a França decidiu suspender todos os projetos de exportação de materiais de guerra suscetíveis de ser empregados na ofensiva na Síria. Esta decisão tem efeito imediato", informou o governo do país em comunicado.

Após o pedido da França de organizar com rapidez uma reunião da coalizão internacional contra o Estado Islâmico para discutir a ofensiva, o país espera que a próxima reunião do Conselho de Relações Exteriores da União Europeia, que ocorrerá na segunda-feira, sirva para coordenar uma postura comum do bloco para aplicar sanções aos turcos.

"A França reitera sua firme condenação da ofensiva unilateral iniciada pela Turquia no nordeste da Síria. Esta ofensiva põe em xeque os esforços de segurança e estabilidade da coalizão internacional contra o Estado Islâmico", afirma a nota.

Além disso, o governo de Emmanuel Macron alerta que a ofensiva turca terá "consequências humanitárias importantes" e "ataca diretamente a segurança dos europeus".

Com a decisão de hoje, a França se une a Holanda e Alemanha, que já haviam tomado medidas similares contra o governo da Turquia. EFE