Topo

Opositores atacam simpatizantes de Morales em comício na Bolívia

12/10/2019 20h45

La Paz, 12 out (EFE).- Um evento de encerramento de campanha do Movimento ao Socialismo (MAS), partido do presidente da Bolívia, Evo Morales, na cidade de Potosí, terminou neste sábado em confronto entre opositores, que atacaram simpatizantes do governo, e a polícia.

O comandante da Polícia Boliviana em Potosí, Williams Villa, disse à imprensa local que um grupo de pessoas começou a lançar pedras contra os simpatizantes do MAS que compareceram ao evento, que teria a participação de Morales, candidato à reeleição.

Os agentes agiram para conter os indivíduos que atacaram o comício. Villa afirmou que várias pessoas foram levadas a hospitais próximos com ferimentos. Ele não soube informar quantos são os feridos ou se os policiais realizam prisões no local.

O jornal "El Potosí" informou que um jovem deu entrada em um hospital da cidade com um ferimento no olho. O veículo divulgou nas redes sociais vídeos dos incidentes, nos quais é possível ver a intervenção da Polícia Boliviana para dispersar os grupos violentos.

Morales estava acompanhado do vice-presidente, Álvaro García Linera, que forma a chapa do MAS que tenta a reeleição nas eleições do próximo domingo.

O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Diego Pary, disse à rádio estatal "Pátria Nova" que "grupos de confronto" do comitê cívico de Potosí foram os responsáveis por atacar os cerca de 15 mil manifestantes que compareceram ao comício.

Pary denunciou que os ataques atentam contra a democracia e a liberdade de expressão. Por esse motivo, o ministro informou que os incidentes serão relatados aos observadores internacionais que acompanham o processo eleitoral na Bolívia.

A região de Potosí é palco desde a última segunda-feira de uma série de protestos contra o governo. Os manifestantes exigem do governo uma maior participação nos lucros da exploração do lítio e acusam Morales de ter entregado os recursos a multinacionais estrangeiras. EFE

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias