Topo

Oposição derrota partido de Orbán e elege prefeito da capital da Hungria

13/10/2019 20h10

Budapeste, 13 out (EFE).- A oposição na Hungria impôs duras derrotas ao partido nacionalista conservador Fidesz, do primeiro-ministro do país, Viktor Orbán, e venceu as eleições municipais realizadas neste domingo em Budapeste e outras grandes cidades.

O candidato da coalizão opositora, Gergely Karacsony, será o próximo prefeito da capital húngara ao superar o atual ocupante do cargo, István Tarlós, com 50% dos votos contra 46% do adversário, integrante do partido governista.

Esta é a primeira vez em quase uma década que a oposição conquista um grande triunfo na Hungria, onde o Fidesz domina com grande maioria. Dez das 23 maiores cidades do país serão governadas pelos opositores, mas o partido de Orban continua forte em nível regional.

As coalizões opositoras locais são compostas por diversos partidos, que vão desde o centrista Momentum, até o Partido Socialista. Em alguns casos, houve composição com Jobbik, que representa grupos de extrema direita no país.

Além de Budapeste, a oposição governará em Pecs, Szeged e Miskolc. No entanto, o Fidesz, que domina as eleições municipais da Hungria desde 2006, manteve o controle da segunda maior cidade do país, Debrecen.

Cerca de 8 milhões de húngaros estavam aptos a votar nos vereadores e prefeitos de mais de 3 mil cidades da Hungria. A campanha eleitoral foi marcada por ataques e denúncias de corrupção trocadas entre opositores e governistas. EFE