Topo

Corbyn classifica como "farsa" discurso da rainha apoiado por Johnson

14/10/2019 14h10

Londres, 14 out (EFE).- O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, rotulou como "farsa" o discurso da rainha desta segunda-feira, no qual Elizabeth II leu a agenda do governo do primeiro-ministro, Boris Johnson, para a nova legislatura.

Corbyn criticou Johnson por organizar a cerimônia, que inaugura o novo período de sessões do Parlamento, com pleno conhecimento que "não pode cumprir" o programa anunciado por carecer de maioria parlamentar.

Como manda a tradição, a rainha abriu nesta manhã o novo período legislativo com a leitura das prioridades do governo, que incluem o projeto de lei do Brexit e um novo sistema de imigração por pontos que substitua a atual liberdade de movimento dos cidadãos da União Europeia (UE).

Lendo um texto escrito pelo governo conservador, a soberana disse que "é prioridade" que o Reino Unido saia da União Europeia na data prevista, 31 de outubro.

A Câmara dos Comuns debaterá agora durante um máximo de seis dias e finalmente votará a agenda governamental, sem que se descarte a possibilidade de ser derrotada. Caso isso ocorra, Johnson pode decidir renunciar ou a oposição pode apresentar uma moção de censura, entre outras opções, o que eventualmente desembocaria em eleições gerais antecipadas.

Corbyn disse anteriormente que o discurso da rainha de hoje foi concebido pelo líder conservador como "um ato de propaganda eleitoral" já de olho nas possíveis eleições. EFE