Topo

Tropas sírias chegam a Manbij após ameaça da Turquia de tomar cidade

14/10/2019 16h39

Beirute, 14 out (EFE).- As tropas leais ao governo da Síria entraram nesta segunda-feira na cidade de Manbij, no norte do país e perto da fronteira com a Turquia, depois que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, revelou um plano de invadir a região após a retirada das forças dos Estados Unidos.

A emissora de TV estatal síria e a agência de notícias oficial "Sana" informaram que "unidades do exército árabe sírio entram na cidade de Manbij", localizada no nordeste da província de Aleppo, mas sem dar mais detalhes.

Relacionadas

O movimento das tropas aconteceu após os curdos acertarem ontem com o governo sírio o envio do exército do país árabe a algumas cidades para proteger as fronteiras e lidar com a invasão turca, iniciada na última quarta-feira.

Os curdos assumiram o controle de Manbij depois de lutarem e derrotarem o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em 2016 apoiando tropas americanas, mas a Turquia exigiu repetidamente a retirada das milícias curdas da cidade.

Além de Manbij, as tropas leais ao presidente sírio Bashar al Assad, entraram em outras cidades do norte do país, como Ain Issa e Tabqa.

Já os rebeldes sírios opositores do regime de Bashar al Assad e que lutam ao lado da Turquia anunciaram hoje o início da ofensiva em Manbij, algo que não foi confirmado oficialmente pelo governo turco.

Além disso, Erdogan afirmou que o exército turco se prepara para tomar o controle da cidade síria de Kobani após receber sinal verde da Rússia.

Em meio a esse cenário, as tropas da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos começaram a deixar o território sírio para cumprir a decisão abrupta do presidente Donald Trump. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tropas sírias chegam a Manbij após ameaça da Turquia de tomar cidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias