Topo

Cerca de mil sírios chegam ao Curdistão iraquiano por conta de ofensiva turca

16/10/2019 11h59

Beirute, 16 out (EFE).- Cerca de mil refugiados sírios procedentes de áreas curdas fugiram nos últimos três dias para a região autônoma do Curdistão iraquiano, por conta da ofensiva lançada pela Turquia há uma semana contra as milícias curdo-sírias e na qual dezenas de pessoas já morreram.

"A chegada de refugiados sírios ao Curdistão (iraquiano) está aumentando constantemente. O número total chega aos 930 refugiados nos últimos três dias", afirmou nesta quarta-feira o Centro Conjunto de Coordenação de Crise pertencente ao Ministério do Interior curdo em sua conta do Twitter.

O porta-voz da ONG Norwegian Refugee Council (NRC) no Iraque, Tom Peyre-Costa, disse à Agência Efe que os refugiados sírios estão acessando o Iraque através de três passagens de fronteiras abertas pelas autoridades curdas dos dois países e que o número que registraram até o momento ultrapassa mil.

Ele disse que a ONG espera que "algumas centenas" de refugiados sírios cheguem todos os dias ao Curdistão iraquiano, enquanto estima que "50 mil chegarão até o mês de janeiro".

Os sírios que chegam ao Curdistão estão sendo enviados, após um controle de segurança, ao campo de Bardarash, na província de Dohuk, habilitado há algum tempo para pessoas que fugiram da cidade de Mossul, no Iraque, durante a ofensiva para expulsar da região o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), entre 2016 e 2017.

O porta-voz da NRC disse que o plano de resposta a esta crise está sendo coordenado com "todos os atores" e que no campo de Bardarash está sendo restabelecido o fornecimento de água e eletricidade, pois as instalações tinham sido fechadas.

O Curdistão iraquiano acolhe quase 250 mil refugiados, a maioria sírios, e 790 mil deslocados internamente, segundo o último relatório do Ministério do Interior, atualizado na última segunda-feira. EFE