Topo

Presidente da Human Rights Watch faz críticas ao governo de Jair Bolsonaro

16/10/2019 15h17

São Paulo, 16 out (EFE).- O presidente da ONG Human Rights Watch (HRW), Kenneth Roth, revelou nesta quarta-feira a "profunda preocupação" com as políticas do governo de Jair Bolsonaro, que considera ser uma ameaça aos direitos da população brasileira.

Roth liderou uma comitiva de dirigentes internacionais da HRW que visitaram o Brasil pela primeira vez nesta semana, com o intuito de analisar a situação atual do país.

"Em diferentes frentes, Bolsonaro subestimou os direitos humanos. Não está atacando só os direitos humanos, está atacando elementos da democracia brasileira", afirmou Roth à Agência Efe.

Na questão da segurança pública, o presidente da Human Rights Watch criticou a retórica do chefe de Estado, alegando que se trata da promoção da "impunidade" aos órgãos de segurança, já que considera se tratar de um sinal verde para a polícia matar.

A ONG de defesa dos direitos humanos ainda condenou a tentativa de Bolsonaro de restringir a participação da sociedade civil, pela cruzada contra a chamada "ideologia de gênero" ou o esforço para esvaziar o combate à tortura.

"Ele sempre abraçou e apoiou ditaduras na América Latina. Sempre elogiou torturadores de outros países e do Brasil", afirmou Roth.

Apesar da deterioração dos direitos humanos, a HRW admitiu que o Brasil ainda conta com uma "democracia saudável", mas destacou que é preciso evitar que se siga o caminho de outros países, como a Hungria, Turquia e Rússia.

"A democracia não significa apenas ganhar as eleições, significa também respeitar as leis e respeitar os direitos humanos", concluiu Roth. EFE