Topo

Terremoto de magnitude 6,4 graus deixa 5 mortos e 60 feridos nas Filipinas

16/10/2019 22h04

Um terremoto de magnitude 6,4 graus na escala Richter deixou ao menos cinco mortos e 60 feridos na ilha de Mindanao, no sul das Filipinas, na noite de hoje.

Em Tulunam, na província de Cotabato, uma menina de 7 anos morreu soterrada após o desabamento de sua casa devido ao tremor, percebido como de 7 graus na cidade devido à proximidade do epicentro, localizado a apenas 22 quilômetros de distância.

Em Kidapawan, onde o terremoto também foi sentido como de intensidade de 7 graus na escala Richter, um homem morreu após um ataque cardíaco.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que acompanha a atividade sísmica em todo o mundo, o tremor atingiu 6,4 graus na escala Richter. Já o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs) afirmou que o epicentro teve uma profundidade de 15 quilômetros.

Uma menina de 2 anos morreu em outro desabamento em Magsaysay, na província de Davao do Sul. Na mesma cidade, um deslizamento de terra ainda matou dois moradores do município, onde a maioria dos imóveis foi destruída pela intensidade do terremoto.

Em General Santos, também em Davao do Sul, o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar um incêndio iniciado depois do terremoto. Ainda não se sabe se houve vítimas.

O tremor foi seguido de 226 réplicas, uma delas atingiu magnitude de 5,2 graus na escala Richter, segundo o Phivolcs. EFE