Topo

Corbyn opina que a população deveria ter a "última palavra" no Brexit

17/10/2019 08h11

Londres, 17 out (EFE).- O líder do Partido Trabalhista e da oposição britânica, Jeremy Corbyn, afirmou nesta quinta-feira que a melhor maneira de "resolver" o Brexit é dando à população "a última palavra" sobre o acordo negociado entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) mediante uma consulta popular.

"Pelo que sabemos, parece que o primeiro-ministro (Boris Johnson) negociou um acordo que é inclusive pior que o de Theresa May (ex-primeira-ministra), que foi rejeitado de maneira arrasadora", afirmou em comunicado.

Na opinião de Corbyn, o pacto entre Londres e Bruxelas antes da cúpula europeia "não vai unir o país e deveria ser rejeitado", motivo pelo qual, segundo ele, a melhor maneira de resolver o Brexit é dar aos cidadãos "a última palavra em uma votação pública".

Corbyn disse que as propostas de Johnson à UE "colocarão em perigo" os direitos e proteções dos britânicos, "arriscando a segurança alimentar, reduzindo os padrões ambientais e os direitos dos trabalhadores" e abrindo o serviço de saúde pública do país (NHS) para "uma possível compra por parte de corporações privadas dos Estados Unidos".

Em mensagem no Twitter, Johnson anunciou nesta quinta-feira que conseguiu chegar a um "grande" e "novo" acordo com Bruxelas. No entanto, o norte-irlandês Partido Democrático Unionista (DUP), parceiro do atual governo britânico - e cujo apoio é crucial para a aprovação do pacto -, já expressou a sua oposição ao acordo. EFE