Topo

Putin e Erdogan se reunirão em Sochi para abordar situação na Síria

17/10/2019 08h39

Moscou, 17 out (EFE).- Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se reunirão na próxima terça-feira na cidade russa de Sochi para abordar a situação na Síria, informou o Kremlin nesta quinta-feira.

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, especificou a data da reunião entre ambos em entrevista à agência russa "RIA Novosti".

Na terça-feira passada, Putin convidou o governante turco para uma visita de trabalho à Rússia ao longo de uma conversa por telefone na qual, segundo o comunicado oficial, "foi destacada a necessidade de evitar conflitos entre as unidades do Exército turco e as Forças Armadas do governo sírio".

A Rússia expressou preocupação com o agravamento da situação humanitária ao longo da fronteira turco-síria, como consequência da operação militar lançada pela Turquia contra grupos armados curdo-sírios.

Além disso, o governo russo advertiu que as tropas turcas não podem penetrar mais de cinco quilômetros no território sírio e se mostrou contra a presença permanente destas unidades no país árabe.

"Somos contra que as tropas turcas sejam enviadas de maneira permanente ao território sírio", disse Aleksandr Lavrentiev, representante do Kremlin para a Síria.

Lavrentiev lembrou o acordo sírio-turco de Adana, assinado em 1998 para lidar com as preocupações de Ancara em matéria de segurança.

Em virtude de tal acordo, as tropas turcas poderiam penetrar cinco quilômetros no território sírio para combater o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo considerado terrorista por Ancara. EFE