Topo

Barcelona é palco de confrontos em 5º dia de protestos independentistas

18/10/2019 16h56

Barcelona (Espanha), 18 out (EFE).- Manifestantes radicais e policiais entraram em confronto nesta sexta-feira em Barcelona no quinto dia consecutivo de protestos contra a prisão de políticos que participaram da organização de um referendo sobre a independência da Catalunha em 2017.

Enquanto a principal manifestação convocada para hoje - com a presença de mais de 500 mil pessoas, segundo as autoridades - transcorria pacificamente no centro da capital catalã, um grupo de radicais montou barricadas incendiando contêineres de lixo e tentou atacar a sede local da Polícia Nacional, mas foi impedido. Pelo menos três pessoas que haviam jogado pedras e garrafas na direção dos agentes foram presas.

Um fotógrafo que cobria a manifestação ficou ferido na cabeça ao ser atingido por um dos objetos jogados por um dos manifestantes.

Mais de 20 furgões da tropa de choque da Polícia Nacional foram usados para bloquear a passagem dos radicais. Os agentes fizeram disparos com munição não-letal para dispersar os manifestantes violentos, que retrocederam a princípio, mas depois voltaram a realizar ataques aos policiais.

A Catalunha vive hoje o quinto dia de protestos devido à condenação, por parte do Tribunal Supremo da Espanha, de nove políticos que participaram da organização do referendo separatista de 2017, considerado ilegal pelo governo do país. Eles receberam penas de 9 a 13 anos de prisão. Além dos atos no centro de Barcelona, hoje também acontece uma greve geral convocada por entidades que apoiam a independência da região autônoma.

Dezenas de pessoas foram detidas e outras ficaram feridas durante a semana de manifestações. Houve ainda várias depredações a mobiliários urbanos e estabelecimentos comerciais. Segundo a Câmara Municipal de Barcelona, o prejuízo na cidade por causa do vandalismo é avaliado em 1,5 milhão de euros. EFE