Topo

Protesto organizado por separatistas reúne 525 mil pessoas em Barcelona

18/10/2019 15h11

Barcelona (a Espanha), 18 out (EFE).- Cerca de 525 mil pessoas participam nesta sexta-feira, no centro de Barcelona, da principal manifestação de uma greve geral realizada nesta sexta-feira na Catalunha após convocação de organizações separatistas, segundo a polícia local.

A mobilização faz parte dos protestos contra a condenação na última segunda-feira, pelo Tribunal Supremo da Espanha, de nove políticos que ajudaram a organizar um referendo em 2017 sobre a independência da Catalunha.

Foram registrados alguns confrontos entre manifestantes e policiais em ruas próximas do ponto central do protesto. Pelo menos três pessoas que haviam jogado pedras e garrafas na direção dos agentes foram presas. A intenção dos radicais era chegar à sede local da chefia da Polícia Nacional, mas os agentes os impediram e usaram furgões para forçar a dispersão.

A maior parte dos manifestantes, que chegou a Barcelona em cinco grandes passeatas que saíram de várias partes da Catalunha, se concentrou no centro da capital regional. Um manifesto foi lido por Elisenda Paluzie, presidente da organização independentista Assembleia Nacional da Catalunha (ANC), para defender uma nova declaração unilateral de independência, como ocorreu em outubro de 2017. EFE