Topo

Rompimento de barragem deixa 15 mortos e 13 desaparecidos na Sibéria

19/10/2019 07h05

Moscou, 19 out (EFE).- O rompimento de uma barragem em Krasnoyarsk, na região da Sibéria, causou 15 mortes e deixou 13 pessoas desaparecidas na madrugada deste sábado, segundo informaram os serviços de emergência da Rússia.

"Segundo os dados que temos, falamos de 15 mortos e 13 desaparecidos", informaram as autoridades às agências locais. Além disso, mais de dez pessoas foram hospitalizadas com ferimentos de maior ou menor gravidade.

O chefe do governo local, Yuri Lapshin, explicou que "previsivelmente" o número de mortos aumentará nas próximas horas após a catástrofe ocorrida em uma mina de ouro do rio Seyba, à altura da cidade de Schetinkino.

Fontes oficiais confirmaram que entre os mortos, feridos e desaparecidos estão operários que moravam nos barracões provisórios que foram arrasados pela água das intensas chuvas dos últimos dias.

"Nos dois barracões afetados pela ruptura da barragem viviam cerca de 74 pessoas", detalhou Lapshin.

O Comitê de Instrução já abriu um processo penal pela morte de pessoas devido à violação das normas trabalhistas de segurança por parte da companhia Sibzoloto.

Lapshin denunciou que o dique acidentado foi construído de maneira artesanal e "em violação de todas as normas imagináveis e inimagináveis". EFE