Topo

Santiago tem novo dia de distúrbios contra aumento da passagem do metrô

19/10/2019 16h35

Santiago, 19 out (EFE).- A capital do Chile, Santiago, registrou neste sábado novos distúrbios violentos, como confronto entre manifestantes e forças de segurança. além de três ônibus queimados, por conta dos protestos que ocorrem deste a última segunda-feira devido ao aumento do preço da passagem do metrô.

Além disso, em várias comunas de Santiago foram ouvidos barulho de panelas, enquanto dezenas de motoristas buzinavam seus veículos pelas ruas da capital.

Este é o primeiro dia de protestos sob o estado de emergência decretado na madrugada de hoje pelo governo de Sebastián Piñera, como uma medida de contenção dos violentos distúrbios motivados pela insatisfação com o aumento das tarifas.

Essa medida provocou o descontentamento geral de uma parte da sociedade chilena devido à desigualdade registrada no país.

Após o estado de emergência, os militares se posicionaram em várias áreas da cidade, que amanheceu tranquila após os graves incidentes de ontem, onde grupos violentos montaram barricadas, realizaram saques em estabelecimentos comerciais e destruíram várias estações de metrô.

No entanto, hoje, com o passar do dia, dezenas de pessoas se reuniram nos pontos principais dos protestos, como na Praça Itália ou na comuna de Maipú para protestarem.

Alguns confrontos foram registrados na praça, onde o Corpo de Bombeiros relatou o incêndio de três ônibus.

No último domingo, o Metrô de Santiago, empresa privada da qual o Estado tem participação, aumentou em 30 pesos chilenos (R$ 0,17) o preço da passagem em hora do rush, chegando a 830 pesos chilenos (R$ 4,80).

Em protesto contra o aumento das passagens, centenas de cidadãos, especialmente estudantes do ensino médio e universitários, compareceram às estações de metrô e entraram sem pagar, causando destroços e enfrentando a polícia. EFE